Camisa UV x Protetor Solar? 7 razões para escolher a Camisa!

 

Embora sua mãe sempre lhe falou: "Lembre-se de colocar o protetor solar", há muitas razões pelas quais o protetor solar não o protege bem do sol. Uma solução muito mais eficaz é usar Roupas com Proteção Solar como uma Camisa UV! Abaixo  discutimos as sete principais vantagens de usar uma Camisa com Proteção UV ao invés do protetor solar.

1. 
Muitos protetores solares não protegem contra a radiação UVA

Ao comprar um protetor solar muitos consumidores consideram principalmente a classificação FPS para determinar qual protetor solar comprar. No entanto, eles não percebem que esta classificação é referente apenas a radiação UVB, a porção de onda curta da radiação UV que é responsável principalmente pela queimadora solar. A classificação FPS não quer dizer NADA sobre a proteção dos Raios UVA (onda longa de radiação UV), o tipo de UV que causa câncer de pele e o envelhecimento!

Por outro lado, se você vestir uma Camisa com Proteção Solar com Fator de Proteção  FPU  50+ (como as que a UV.action comercializa), você obterá proteção contra mais de noventa e oito por cento da radiação UVA e UVB. Somente o protetor solar marcado como "full spectrum" da mais alta qualidade se aproximará desta proteção e, na maioria dos casos, não vai proteger você igual a uma Camisa com Proteção Solar ou outro modelo de Roupa com Proteção Solar. Veja abaixo mais detalhes sobre isso.

2. Muitas pessoas não aplicam protetor solar suficiente 

Ainda que você use o protetor solar full spectrum de alta qualidade, muitas pessoas não aplicam protetor solar suficiente para proteger de acordo com as instruções do fabricante! Em um estudo de 2015, publicado na revista JAMA Dermatology, Journal of the American Medical Association, pesquisadores da Northwestern University Feinberg School of Medicine em Chicago realizaram um estudo destinado a aprender como os consumidores realmente entendem as instruções do protetor solar sobre como aplicá-lo corretamente. De 114 voluntários, apenas 55,3% deles conseguiram identificar corretamente quanto de protetor solar eles precisavam usar!

Com uma Camisa UV você não precisa saber "quanto" aplicar. Você simplesmente veste a Roupa com Proteção Solar igual a como você vestiria qualquer outra peça de roupa e você já está pronto para sair totalmente protegido!

3. Você não precisa "reaplicar" uma Camisa com Proteção Solar

Para que o protetor solar funcione conforme anunciado, você deve continuar reaplicando-o conforme indicado (ou até mais do que o indicado). Isso ocorre porque as pessoas suam ou se molham e o protetor solar sai e termina perdendo o efeito! A maioria das pessoas, especialmente as crianças, nunca reaplicam o protetor solar. E as pessoas que reaplicam, raramente reaplicam o protetor em quantidade suficiente, ou na quantidade de vezes necessária em relação ao tempo que passaram expostas ao sol.

Usando uma Camisa com Proteção Solar não existe a necessidade de "reaplicá-la". Mesmo se você suar ou se molhar, uma Camisa UV continuará bloqueando 98% dos raios UVA e UVB protegendo assim a sua pele!

4. A maioria das pessoas não consegue aplicar o protetor solar em todas as partes do seu corpo (nas costas por exemplo)

Além de não aplicar protetor solar em quantidade suficiente, muitas pessoas simplesmente não conseguem aplicar em algumas partes do seu próprio corpo. Elas também podem aplicar uma camada muito fina para alguns pontos enquanto aplicam camadas mais espessas em outros pontos. E isto acontece porque demora muito tempo para aplicar o protetor em todo o corpo e é preciso paciência para espalhar uma boa camada de protetor solar em todas as partes da sua pele.

Já para a Camisa com Proteção Solar e outras Roupas UV, é preciso apenas alguns segundos para vestir e você não precisa se preocupar em não proteger algumas partes do seu corpo, afinal a área coberta estará protegida.  Também não precisa se preocupar em “aplicar igualmente” em todas as áreas do corpo! Quando você já está apressado para sair para a praia ou piscina, isso ajuda a proteger você do sol de forma mais rápido e prática de usar!

5. Protetor Solar pode ser Oleoso demais

A maioria dos protetores solares tem uma base oleosa que incomoda e pode manchar suas roupas para sempre. Também mancha papéis e móveis! Este é um grande problema se, por exemplo, você quiser dar uma caminhada na hora do almoço, mas não quer melar suas roupas de trabalho! Além disso, você precisa tomar banho e usar sabão para remover todos os resíduos oleosos do protetor solar antes de trocar de roupa!

Já com a Camisa com Proteção Solar tudo o que você precisa fazer é vestir a camisa UV, até mesmo sobre suas outras roupas e pronto! Você certamente não vai precisar tomar banho nem passar um tempo tentando remover o protetor solar antes de se trocar.

6. Protetor Solar pode queimar os olhos

É difícil colocar protetor solar na bochecha e na testa sem atingir os olhos. Além disso, quando você começa a suar o protetor solar geralmente respinga em seus olhos. Isso pode ser muito doloroso e quase impossível evitar que isto aconteça. Isso é ainda mais um problema para as crianças.

Com um chapéu você simplesmente coloca na cabeça e já está pronto para sair. Além disso, não há nada para entrar nos seus olhos e queimá-los. Lembre-se também, enquanto as crianças detestam aplicar protetor solar em seus bonitos rostos, a maioria das crianças acha legal usar um chapéu legal!

7. A Camisa UV é importante mesmo em ambientes fechados

Você pode até não perceber, mas neste momento você pode estar recebendo uma pesada dose dos Raios UVA mesmo estando dentro de casa ou no trabalho! Se você recebe muita luz do sol através de uma janela, os raios UVA podem penetrar facilmente através do vidro, a menos que este vidro tenha sido especialmente projetado para bloquear a radiação UVA (a maioria dos vidros de janela não foi)! Portanto, se você tiver a sua mesa perto de uma janela, pode estar recebendo várias horas de exposição UVA!

Ninguém quer usar protetor solar em um ambiente fechado, afinal imagina digitar no computador com as mãos toda melecada! Se você trabalha em um lugar com muitas janelas, ou se a mesa em sua casa fique perto de uma janela, uma solução mais fácil para bloquear a radiação UVA é simplesmente usar uma camisa UV e um chapéu com proteção Solar!

Conclusão:
Como você pode ver a partir dessas comparações, as roupas com proteção solar oferecem inúmeras vantagens sobre o protetor solar. Não só a Camisa UV é mais fácil de usar e menos complicada, ela também é uma forma de proteção solar muito mais efetiva, especialmente para a radiação UVA que causa câncer e manchas na pele.