Camisa UV: Tudo o que você precisa saber antes de escolher uma


Camisa UV é uma peça de roupa que apresenta propriedades que garantem a mais alta proteção contra os efeitos nocivos dos Raios UV. A Camisa UV possui proteção FPU 50+ e bloqueia 98% dos Raios solares que atingiriam nossa pele.

 

CAMISA UV, Para que serve: Camisa UV serve como uma camada de proteção para nossa pele. Ela é fabricada com tecidos que protegem dos Raios solares.  

 

COMO E PORQUE SURGIU A CAMISA UV

Quem gosta de Tênis e costuma assistir ao Austrália Open, um dos quatro torneios Grand Slam que acontece em Janeiro na cidade de Melbourne na Austrália, já deve ter observado como quase todos os Australianos presentes na arquibancada costumam usar Roupas com Proteção Solar, como um Chapéu na cabeça para se proteger do Sol escaldante do verão Australiano. 

                                                                  

Observe na imagem abaixo, que até o uniforme dos boleiros que trabalham na competição é composto de Camisa UV manga longa e um Chapéu com uma proteção especial para a área do pescoço e orelhas. 

                                                                  

Você deve estar se questionando o porquê dos Australianos se preocuparem tanto com a Proteção Solar, mas o fato é que esta proteção se faz necessária pois a Austrália tem a segunda  maior taxa mundial de incidência de Melanoma (o tipo mais perigoso de Câncer de pele), só perdendo para......a Nova Zelândia que está bem ali do lado.

Por que a Austrália tem tantos casos de Câncer de Pele?

 

Na Austrália acontece o que podemos chamar de “tempestade perfeita” para o surgimento do câncer de pele devido a 3 fatores:

 

1)   Tipo de Pele: Devido a colonização Britânica e Europeia, boa parte da população deste país apresenta a pele branca, e este tipo de pele apresenta menos melanina que é a nossa proteção natural contra a radiação solar, fazendo que este tipo de pele seja mais vulnerável a desenvolver o câncer. Este fato é comprovado pois a população Aborígine Australiana raramente desenvolver o câncer de pele.  

 

2)   Localização: A Austrália sofre uma maior incidência da Radiação UV devido a Camada de Ozônio ser mais fina e apresentar uma menor proteção nesta região do planeta Terra. Além disto, a Austrália apresenta em média 246 dias de sol por ano!

                                                         

 

3)  Estilo de Vida: Os Australianos têm um estilo de vida onde praticam atividades ao livre, esportes aquáticas, atividades de jardinagem e frequentam bastante as suas praias. Além disto, as pessoas na Austrália têm a cultura de buscar uma pele bronzeada, o que termina por expô-los a radiação solar de forma prejudicial.

 

Camisa UV: A Solução encontrada pelos Australianos

 

A epidemia de Câncer de Pele foi detectada nos anos 50, e seguiu aumentando até que em 1981 o governo da Região da Victoria iniciou a primeira campanha estimulando as pessoas a se protegerem contra o câncer de pele, e a primeira recomendação era a de usar uma Camisa para se proteger do Sol
 

 

Nesta primeira campanha de prevenção ao Câncer de pele a Camisa sugerida para ser usada era uma camisa qualquer. Naquela época ainda não existia o conceito de Roupas com Proteção Solar, assim como não havia uma metodologia para verificar a eficácia e o grau de proteção que uma camisa oferecia contra a radiação UV. E o que acontecia era que não haviam parâmetros para saber se o uso de uma camisa normal estava realmente trazendo benefícios na luta contra o câncer de pele. 

Até que em Julho de 1996 foi publicado a Regulamentação Australiana AS/NZ 4399:1996, a primeira norma mundial capaz de determinar os parâmetros de proteção solar que cada roupa ou tecido oferecia. E junto com esta norma surgiu o conceito de FPU (Fator de Proteção Solar) ou UPF (em Inglês).

                                                                                         

Esta norma determinou que cada Camisa testada deveria receber uma espécie de Selo (FPU) que indicava o seu grau de proteção, onde esta proteção pode variar entre o FPU 15 até o FPU 50+( a proteção máxima que uma Camisa é capaz de oferecer). E a história da Camisa UV começou a partir deste momento.

 

CAMISA UV: O QUE É E PARA QUE SERVE

Se o embrião da Camisa UV surgiu com a primeira campanha de prevenção ao câncer de pele, podemos afirmar que a publicação da norma AS/NZ 4399:1996 representou o nascimento oficial da Camisa UV, afinal, agora era possível saber o grau de proteção que uma Camisa normal oferecia e descobrir se realmente estávamos protegidos contra a radiação UV.

E foi chocante descobrir que a camisa de algodão que usávamos para ir á praia apresentava um FPU bem baixo (em torno de 6), enquanto uma Camisa UV poderia oferecer uma proteção solar muito maior: FPU 50+.

A Blusa UV é uma peça de vestuário que vai apresentar a máxima proteção contra os efeitos danosos dos Raios Solares.

A Proteção Solar Máxima que uma Camisa UV oferece é o fator FPU 50+.

Mas afinal, o que significa FPU 50+?

Antes de explicar o que significa FPU, também conhecido pela sigla em inglês UPF 50+, precisamos entender o que são os Raios Ultravioletas.

                                                                                               

 

O Sol emite muitos tipos de radiação, e os Raios UVA e UVB são um tipo desta radiação. Uma parte destes Raios é absorvida pela camada de ozônio, mas uma quantidade significativa atinge a superfície do nosso planeta, e consequentemente atinge nossa pele causando diversos problemas como queimadura de sol, câncer de pele, envelhecimento precoce, rugas, manchas na pele e problemas nos olhos como a Catarata.

 

E qual a diferença entre o Raio UVA e o Raio UVB?

 

UVB: Os Raios UVB são os responsáveis pelas queimaduras solares, vermelhidão e ardência. Atingem a camada superficial da nossa pele conhecida como epiderme e além dos problemas acima, também aumenta a predisposição ao surgimento do câncer de pele. Durante o verão, em regiões próximas a linha do equador (como o caso do Brasil) possuem maior intensidade.

 

UVA: Os Raios UVA estão presentes durante todo o ano, são mais longos e penetram profundamente na nossa pele atingindo a Derme, acelerando envelhecimento natural da nossa pele, causando manchas, foto alergia, rugas, flacidez e o câncer de pele pela acumulação destes raios ao longo da vida. 

                                                                          

 

É importante saber que apenas o Raio UVB causa a vermelhidão e a ardência da nossa pele, então se sua pele não ficou vermelha, isto não significa que você não está sofrendo os efeitos dos Raios UVA, afinal estes estão presentes tanto no verão quanto no inverno, tem intensidade durante todo o dia e mesmo em dias nublados são capazes de atingir a nossa pele e causar os danos explicados acima.

 

Apenas para efeito didático, existe também o Raio UVC, que seriam os mais perigosos, mas felizmente não atravessam ozônio presente na atmosfera terrestre.

 

Sabia que é possível acompanhar a previsão dos Raios UV?

 

Hoje os principais sites de previsão do tempo como o Clima Tempo e o Weather Channel incluíram nas suas previsões a radiação UV prevista. Existe uma escala criada pela OMS( Organização Mundial de Saúde) que apresenta o nível da radiação solar:

 

Durante o dia, é comum que a maior parte do Território Brasileiro apresente níveis de Radiação UV muito alto ou extremo. Reforçando ainda mais a necessidade de proteção e da busca por conhecimento de como se proteger da radiação solar.

 

Veja na imagem abaixo onde encontrar a previsão do tempo no site  The Weather Channel. Observe que neste dia a previsão é de tempo nublado para a cidade do Recife e ainda assim a previsão para os Raios UV é de uma radiação EXTREMA!

                                                            Previsão Weather chanel


Na imagem abaixo, apresentamos como o site Clima Tempo apresenta a sua previsão para os Raios UV. Veja que a previsão é igual ao do Weather Channel: Incidência Extrema de Raios UV.

                                                                                                                   

                                                                                                                                         Clima tempo


A Camisa UV e o seu FPU

 

FPU significa Fator de Proteção Ultravioleta, ou em inglês UPF (Ultraviolet Protection Factor) . Ele serve para indicar o fator de proteção APENAS para ROUPAS E CHAPÉUS, e o seu grau de proteção Ultravioleta refere-se aos 2 Raios UV: O UVA e o UVB.

 

O Fator FPU 50+ significa que a cada 50 Raios que atingem a sua Camisa UV, no máximo 1 raio dentre os 50 poderá atravessar a camisa e atingir a sua pele. Então em 100 raios que lhe atinjam, apenas 2 poderão atravessar a camisa e atingir a sua pele. Ou seja, a camisa bloqueia 98 raios a cada 100. Daí vem a explicação porque algumas camisas com proteção solar ostentam a frase: ”Bloqueia 98% dos Raios UV”. 

                                            Camisa uv uv action

 

É importante você saber que qualquer camisa vai apresentar algum fator de proteção solar (FPU), porém algumas vão apresentar um FPU que oferece uma baixa proteção e outras vão oferecer a proteção máxima: FPU 50+.  

E acontece que se este FPU for baixo você não vai estar protegido de forma satisfatória. Se compararmos um produto com FPU 50+ contra uma camisa de algodão normal que tenha um FPU de 5, por exemplo, a cada 5 raios você será atingido por 1. Desta forma, você estará recebendo diretamente na sua pele 20% da radiação UV que atingiu sua camisa. Já na camisa com proteção FPU 50+, como explicado previamente, a cada 100 raios que atingir sua camisa, no máximo 2 poderão atingir sua pele. É uma diferença entre ser atingido por 20% dos raios x 2% dos Raios. São 10x mais raios atingindo sua pele.

                                                                  Demonstração

É importante então guardar a informação que o FPU 50+ é a proteção máxima para Roupas com proteção solar, então é uma decisão inteligente que você sempre busque este grau de proteção na hora que for comprar a sua camisa, afinal não existe lógica em usar uma camisa que lhe proteja apenas contra 80% dos Raios UV se você pode usar uma que garanta proteção superior a 98%!

Conheça agora alguns dos fatores que influenciam o FPU de uma roupa:

Material usado na fabricação: O FPU varia se for usado algodão, poliéster ou a poliamida.

 

Trama do Tecido: A forma como tecido é fabricado pode influenciar o seu FPU. Um tecido com a trama mais fechada vai apresentar maior proteção do que um com a trama aberta.

 

COR: Geralmente as cores mais escuras absorvem melhor a radiação UV do que as cores claras. Desta forma uma camisa mais escura vai proteger mais que uma camisa mais clara.

Camisa Esticada x Folgada: Uma camisa que for usada no corpo de forma colada e esticada vai apresentar menor proteção do que uma camisa mais folgado. Ocorre que quando acamisa é esticada a sua trama fica mais aberta facilitanto a passagem dos raios UV

 

Tecido Pesado x Leve: Geralmente um tecido mais pesado vai lhe proteger melhor que um tecido mais leve, mesmo se os 3 forem fabricados com a mesma matéria prima.

 

Uma Roupa com FPU 50 oferece a mesma proteção que o Protetor Solar fator 50?

 

Este é um ponto bastante importante. O FPU não tem qualquer relação com o FPS.

FPS significa Fator de Proteção Solar e é usado pelos fabricantes de Protetor Solar. O FPS não é nem um pouco similar ao FPU. Vamos entender a diferença:

 

O FPU indica a capacidade da Camisa em bloquear os Raios UV. É um número lógico, claro e objetivo. Já o FPS (do protetor solar) indica um fator de tempo adicional que o Protetor vai lhe oferecer. Por exemplo: Se uma pessoa de pele clara tem menos melanina na pele e se queima em 5 minutos, ao aplicar um protetor solar com FPS 15, ela estará ampliando sua capacidade de proteção em 15 x, desta forma esta pessoa vai estar protegida por 5 minutos x 15  = 75 minutos (Uma hora e quinze minutos).

 

Isto posto, a cada uma hora e quinze minutos a pessoa precisa reaplicar o protetor solar.  

 

Outra diferença fundamental entre o FPU e o FPS é que o FPU (das roupas) indica a proteção total aos raios UVA e UVB, enquanto o FPS refere-se normalmente apenas ao Raios UVB (o que gera a queimadura). Esta é uma informação que muita gente desconhece, mas peço que observe o rótulo do Protetor que tem em casa e você vai se surpreender com a informação que vai encontrar.

 

Veja este protetor solar que é vendido com FPS 30, mas ao olhar no verso, é possível encontrar em letras minúsculas a informação que para o Raio UVA e proteção é FPS 10. Pasme!!!

                                                                                                                                                 cenoura e bronze

As Vantagem da Camisa UV em Relação ao Protetor Solar

 

O Protetor Solar é uma forma tradicional de proteção e não é nossa intenção sugerir que você pare se usá-lo. Mas a nossa sugestão é que você use uma Camisa UV como instrumento principal de proteção e utilize o protetor solar como proteção secundária, nas áreas do seu corpo onde a camisa não está cobrindo.

 

As vantagens de usar uma Camisa UV para proteger seu corpo ao invés de passar o protetor são muitas. Vamos lá:

 

1)   Uma Camisa UV de uma marca de referência como a UV.ACTION vai sempre apresentar o FPU 50+ e vai bloquear 98% dos Raios UVA e UVB, enquanto um Protetor solar pode apresentar diferentes FPS.

2)   A Camisa UV vai bloquear os Raios UVB e UVA, diferente do protetor que muitas vezes vai proteger apenas contra o Raio UVB.

3)   Vestir uma Camisa UV é muito mais fácil e rápido que aplicar o Protetor solar

4)   Você não precisa “reaplicar” uma Camisa UV depois de um determinado tempo ou após suar ou entrar na água.

5)   É mais fácil vestir uma camisa UV em uma criança do que aplicar protetor solar

6)   Ao usar uma Camisa UV você não precisa aplicar diretamente na sua pele nenhum produto químico. Você já parou para ler os componentes químicos utilizados na fabricação de um protetor solar? Já parou para pensar que está aplicando estes produtos diretamente na sua pele ou na pele do seu filho e que uma parte daquele produto está sendo absorvido e entrando na corrente sanguínea?

7)   O Custo-benefício de uma Camisa UV é superior ao do Protetor solar, afinal você vai usar sua camisa várias vezes, enquanto o protetor solar vai acabar.

8)   Muitas pessoas não conseguem aplicar protetor no corpo todo(nas costas por exemplo), ficando algumas partes desprotegidas.

9)   Uma Camisa UV tem um toque gostoso e agradável enquanto o protetor solar pode ser oleoso, “melequento” e até arder os nossos olhos se acidentalmente atingi-los.

 

Segue abaixo um gráfico mais ilustrativo sobre as vantagens da Camisa UV em relação ao Protetor solar.

 

Camisa UV com Proteção Certificada

A melhor forma de você garantir a Proteção Solar através de uma Camisa UV é usar uma que tenha a proteção certificada, assim como optar por uma que tenha proteção permanente que não sai com as lavagens. Atualmente existe uma grande oferta de Camisas UV no mercado, porém é sabido que nem todas entregam a proteção prometida na embalagem.

 

Como saber que não está comprando um produto sem proteção? A solução para este problema é simples: procure uma marca com PROTEÇÃO SOLAR CERTIFICADA PELA ARPANSA.

 

A sua Camisa UV é Certificada de Verdade?
 

  Não basta apenas o fabricante dizer que a camisa uv é certificada, cabe a você consumidor checar se REALMENTE a marca está listada no site da ARPANSA como uma marca CERTIFICADA. Você pode checar isto neste link.  

                                                                           Logo arpansa

Uma das poucas marcas Brasileiras certificadas pela ARPANSA é a UV.action. No site da ARPANSA você vai encontrar a UV.action certificada nas seguintes categorias: Swimwear (roupas de banho), hats (Chapéus), kids wear (roupas de criança) e Manufacturing (Fabricantes). 

ARPANSA é um órgão Australiano que criou todo o processo de aferição e certificação de produtos com proteção solar, sejam eles roupas, chapéus, óculos, uniformes, dentre outros. Com a popularização das Camisas UV muitas marcas passaram a comercializar estes produtos.

 Porém existe o risco de comprar “gato por lebre”, que neste caso é comprar uma roupa que não lhe proteja de verdade ou que tenha uma proteção solar que saia com as lavagens. Afinal não basta que a blusa apenas seja de manga longa para que tenha proteção contra os raios UVA e UVB. 

Existem marcas que eventualmente enviam alguns de seus tecidos ou produtos para testar na ARPANSA, e com isto dizem que são certificadas pela ARPANSA, e isto não é verdade. As marcas realmente certificadas são as listadas no site oficial da ARPANSA.

Proteção Solar é uma coisa séria e cabe ao consumidor tomar algumas precauções antes de adquirir a sua camisa uv. 

Afinal você está correndo o risco de comprar um produto que não lhe protege de verdade. Na hora de comprar a sua roupa com proteção solar, LEMBRE: a precaução mais importante a tomar é verificar se a roupa tem a proteção FPU 50+ e a marca é certificada pela ARPANSA.  

 

Conforme falamos no início deste texto a história das roupas com proteção solar começou em Julho de 1996 com a publicação da norma AS/NZ 4399:1996. Posteriormente  a isto, em 5 de fevereiro de 1999 surgiu a Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear, mais conhecida como ARPANSA.

 

A ARPANSA como precursora dos métodos de testes de Roupas com proteção solar, é a instituição mais renomada para garantir que um produto realmente entrega a proteção que promete. Então a melhor forma de você ter certeza que está adquirindo um bom produto é visitar o website da ARPANSA e conferir a lista de marcas certificadas.

 

Se você clicar no link vai poder conferir que a UV.action é uma das poucas marcas brasileiras homologadas pela ARPANSA e vai se surpreender ao descobrir que várias outras marcas brasileiras vendem seus produtos dizendo que são roupas certificadas mas não constam estas marcas no site da ARPANSA. Ou seja, como usuário de uma Camisa UV é importante que você tome esta precaução para ter certeza que vai usar a melhor opção em roupas com Proteção Solar.

 

COMO LAVAR ROUPAS UV

 

Existem 2 tipos de Proteção na Blusa UV:

 

a)   Proteção que vai sair com as lavagens: São roupas que tem a proteção através de um banho químico aplicado no tecido durante processo de fabricação do mesmo. Esta proteção vai durar uma certa quantidade de lavagens podendo variar entre 10 a 20 lavagens, número que pode ser reduzido se a pessoa fizer um uso maior em ambientes molhados como o mar e a piscina.

 

b)   Proteção Permanente que não vai sair com as lavagens: São roupas feitas com um tecido ou malha que garante a proteção solar independente das lavagens. A proteção destes produtos está dentro do fio ou na construção da trama da malha/tecido que garante o bloqueio dos Raios UV. Costumam usar o termo proteção permanente porque a proteção vai durar toda a vida útil do produto.

 

A questão anterior a “Como lavar Roupa com Proteção UV?“ deve ser “A Blusa com proteção solar possui proteção permanente?“

A maneira de lavar a roupa com protetor solar não vai alterar a característica original da Blusa UV que você adquiriu. Se ela possui a proteção que sai com as lavagens, esta proteção vai se perder com poucas lavagens. No entanto se você escolheu uma Blusa UV com proteção permanente, a proteção vai durar mesmo após sucessivas lavagens.

De toda forma é importante saber como Como Lavar Roupa com Proteção UV para que você prolongue a vida útil do seu produto e possa usá-lo em boas condições pelo maior tempo possível.

 

O primeiro passo para saber Como Lavar a sua Roupa UV é localizar a etiqueta de composição que fica dentro da Camisa UV. Esta etiqueta pode ser costurada na peça ou aplicada através de um silk ou etiqueta termo colante no interior da peça. Esta etiqueta tem a seguinte aparência:

                                                                                           Etiqueta de composição

 

Cada símbolo da etiqueta representa uma instrução de lavagem. De acordo com a etiqueta acima que retiramos da Blusa com Proteção Solar da UV.action, seguem as instruções de como lavar roupas uv:

1) Somente lavagem manual a temperatura máxima de 40ºC

2) 2) Não usar alvejante

3) 3) Não secar em tambor

4)4) Passar ferro a temperatura mínima

5)5) Não lavar a seco  

É importante saber que nem todas Roupas com proteção solar vão apresentar os mesmos símbolos nas etiquetas. Então para cada peça que você possuir é preciso olhar e identificar os símbolos para fazer a lavagem da forma correta. Sabemos que existem muitos símbolos de instruções e nem sempre estes desenhos são intuitivos para saber o que cada um vai significar. Para conhecer o significado de todos os símbolos recomendamos que você pesquise na cartilha desenvolvida pelo INMETRO que você pode baixar clicando aqui.

Em resumo, procure sempre optar por uma roupa uv que tenha a proteção “permanente” que não vai sair com as lavagens. Desta forma você fica mais tranquilo porque não vai precisar controlar a quantidade de lavagens da peça, e não vai ficar na dúvida se o seu produto ainda apresenta algum fator de proteção. Aliado a isto siga as instruções de como lavar a sua roupa com protetor solar contidas na etiqueta para prolongar a vida útil da sua Camisa UV.

 

Lembrando que a proteção das Roupas UV fabricadas pela UV.ACTION tem proteção permanente e não vai sair com as lavagens.

BENEFÍCIOS DA CAMISA UV:

 

O principal benefício da Camisa UV é seu alto grau de proteção contra os efeitos nocivos dos Raios Ultravioletas. Conforme falamos mais acima neste artigo, os Raios UVA e UVB podem causar diversos danos a nossa saúde, e ao usar uma Camisa UV você vai estar protegido contra 98% de ambos os Raios.

 

Por incrível que possa parecer, uma Camisa UV também possui o benefício de controlar o seu índice de Vitamina D. É sabido que várias pessoas apresentam deficiência de Vitamina D, e é preciso obter esta vitamina através da exposição direta aos raios solares. Veja aqui neste artigo como usar a Camisa UV para lhe ajudar a obter sua Vitamina D.

                                          crianças com uv

 

QUAL A MELHOR MARCA DE CAMISA UV?

 

O mercado de Camisa UV está bastante desenvolvido no Brasil, desta forma o consumidor possui diversas opções de boas camisas para escolher.

Camisa UV da UV.action certamente é uma das melhores opções porque  possui proteção FPU 50+ que não sai com as lavagens, é certificada pela ARPANSA , o tecido usado nesta Blusa UV possui um toque geladinho, e basta conferir no site que a marca e o produto são extremamente bem avaliados pela ferramenta independente YOURVIEWS

 

Para escolher uma boa marca de Camisa UV siga este passo a passo:

 

1)   Procure um produto que apresente a proteção FPU 50+. Esta é a maior proteção disponível contra os Raios solares e garante um bloqueio de 98% dos Raios UVA e UVB. 

2)   Se certifique que a Camisa UV possui a proteção que não vai sair com as lavagens. Isto garante tranquilidade para você em não se preocupar em controlar a quantidade de lavagens da camisa.

3)   Verifique no Site da ARPANSA se a marca da Camisa é Certificada. Isto garante uma confiabilidade que a camisa foi testada e aprovada pela ARPANSA.

4)   Verifique a reputação da Loja e da Marca na Internet. Observe que o site da marca possui uma ferramenta de avaliações independente para medir o grau de satisfação dos clientes.

5)   Se for comprar em uma loja física, faça questão de provar a Camisa, para verificar se o tamanho vai ficar legal. Se for compra pela internet conferir a tabela de medidas, ou usar o “provador virtual” disponibilizado pelo site.

6)   Observe o toque do tecido da Camisa UV. Veja se o toque é gelado e gostosinho. Como você vai usar esta Camisa no sol, a qualidade do tecido utilizado vai ser um diferencial para o seu conforto. Se for comprar pela internet, observar nas avaliações dos produtos as opiniões de outros usuários sobre a qualidade do tecido.

 

POR QUE USAR UMA CAMISA UV

 

O Brasil é um País tropical e apresenta alta incidência de Raios Ultravioletas durante todo o ano. Desta forma mesmo no inverno estamos sujeitos aos efeitos nocivos destes raios. Segundo o INCA e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Câncer de pele não melanoma responde por cerca de 30% de todos os tumores malignos diagnosticados no nosso País.

Então você precisa usar uma Camisa UV para se proteger dos riscos desta doença. Além da Camisa UV, não se esqueça das outras recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do INCA. Eles elaboraram um folheto muito legal sobre isto. Você pode conferir aqui .